A família é o ambiente de partilha de afetos, cuidados, expressão cultural e que culmina na construção dos processos psicológicos e características dos indivíduos.
Como a família influencia na dieta de cada indivíduo?
Os pais, geralmente servem de modelo para os filhos, incluindo modelo de escolhas alimentares. São também os provedores de alimentos saudáveis ou não para essas crianças. Marido e esposa interferem nas escolhas alimentares um do outro, inclusive com as relações sociais estabelecidas por ambos.
Por exemplo, se o casal tem o costume de consumir bebidas alcoólicas toda sexta-feira com amigos, será bem difícil para um dos dois estabelecer um novo hábito para este dia, se não for em comum acordo.
Como o apoio da família ajuda nas mudanças alimentares:
Quando precisamos mudar nossa alimentação e temos o apoio familiar tudo flui de forma mais natural, pois todos estão com o mesmo propósito, todos podem contribuir com boas escolhas, mesmo sabendo que cada fase de vida, e gênero exigem ajustes diferentes na dieta alimentar, mas uma alimentação saudável pode ser padrão para todos seres humanos.
As relações afetivas com a comida podem e devem ser mantidas, mas levando para hábitos saudáveis, então podemos estabelecer que todo domingo terá uma comida especial na casa, mas esta comida não precisa ser regada por refrigerante, por exemplo. Por que não escolher um suco delicioso que agrade a todos? As saídas podem ser super agradáveis, mas não precisam ser com exageros de sobremesas hipercalóricas.
É mais fácil unir forças com a família do que fazer mudanças solitárias. Novas construções de boa alimentação podem ser criadas e velhos paradigmas podem ser quebrados. Se sua família ainda não tem essa visão, proponha algumas pequenas mudanças e com os resultados aparecendo, um a um provavelmente irá aderir a um novo estilo de vida com muito mais saúde e bem-estar.
Luciana Borges CRN: 12912
コメント